Já era sabido que os anéis de Saturno estão, gradativamente, desaparecendo. Essa hipótese foi reforçada com dados obtidos pela sonda Cassini, enviada pela NASA em 1997 e que proporcionou dez anos de missão, por sinal. Mas, agora, uma nova pesquisa da agência espacial confirma que o gigante gasoso mais "diferentão" do Sistema Solar está mesmo perdendo seus icônicos anéis, que estão sendo puxados pela gravidade do planeta.
É como se os anéis fizessem chover em Saturno e, de acordo com James O'Donoghue, cientista da NASA, "estimamos que esta 'chuva' drene uma quantidade de água que poderia encher uma piscina olímpica a cada meia hora". Ele estima que todo o sistema de anéis de Saturno terá desaparecido por completo daqui a 300 milhões de anos, mas os anéis já aparecerão em quantidade bastante diminuta dentro de 100 milhões de anos.
especula O'Donoghue.
A ciência já havia levantado indícios de que os anéis estariam "chovendo" em Saturno anteriormente, com a missão Voyager 2 que, em 1981, obteve dados quando passou por ali. Em 1986, a NASA publicou um artigo propondo a "chuva de anéis", com tudo isto sendo confirmado somente agora, graças aos dados da missão Cassini, que foi encerrada no ano passado.
Comentários
Postar um comentário