Ovos de Pascoa, Renda Extra

Resultado de imagem para foto de ovo de pascoa

Início da Escola no Brasil

Resultado de imagem para foto de escola

  De acordo com Figueiredo (2005), durante o período colonial brasileiro só existiam cursos superiores de Filosofia e Teologia, que eram ministrados pelos jesuítas, uma vez que Portugal, temendo que o conhecimento levasse a colônia a um movimento de independência, impedia o ensino de qualquer outro curso.

  A companhia de Jesus foi expulsa de Portugal e do Brasil quando o Marquês de Pombal, então Ministro de Estado de Portugal, empreendeu uma serie de reformas no sentido de adaptar aquele país e suas colônias às transformações econômicas, politicas e culturais que ocorriam na Europa. (GHIRALDELLI, 2006, p. 26).

  A partir de 1759, o Estado assumiu a educação em Portugal e no Brasil, (conforme Ghiraldelli, 2006), desapareceu o curso de humanidades e em seu lugar, surgiram às aulas régias, ou seja, as aulas avulsas em latim, grego, filosofia e retórica. Os professores organizavam por si mesmos os locais das aulas e, uma vez colocada a “escola” para funcionar, exigiam do governo o pagamento pelo seu trabalho de ensino.

  No campo do ensino superior, quem quisesse uma boa escola deveria se deslocar para os cursos jurídicos de São Paulo e Olinda. Quem desejasse seguir médica deveria se contentar com a Bahia e o Rio de Janeiro. A engenharia estava restrita, de certo modo, à escola Politécnica do Rio de Janeiro detinha, ainda, escola para o ensino artístico e mais seis seminários para o ensino religioso. Não existia uma política integrada entre o governo central e o que se fazia nas províncias, o que nutria não só um caráter heterogêneo, para a educação brasileira da época como também mostrava, para qualquer viajante, uma imensa alteração de qualidade da educação quando este fosse caminhando de província para província (GHIRALDELLI, 2006, p. 29).

  O Ciclo de Formação Geral, Este ciclo está composto por cinco eixos: Humanidades e Sociedade; Linguagens; Epistemológico, Integrador e de Conhecimentos Específicos.

  O ciclo de formação é uma forma de organizar a escola, privilegiando a continuidade da trajetória do aluno, suas experiências e suas características, respeitando o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, a reorganização temporal da escola em ciclos insere-se em um processo de reavaliação das práticas pedagógicas, tendo em vista as características, o ritmo, os interesses, as histórias de vida dos alunos, com vistas à construção de um projeto coletivo.

Comentários